Trazer a atenção para o momento presente traz muitos benefícios mas nem sempre é fácil… Muitas vezes é um exercício cerebral rigoroso. Pois a mente oscila entre lembranças do passado, projeções do futuro, ou questões do momento (“…olha aquela mosca passando”).
Treinar a mente requer vontade e disciplina.
Se de essa possibilidade, se de esse tempo sem se julgar quando não der certo.
E quando estiver lá, mesmo que sejam só alguns segundos, desfrute!
Durante a pratica de yoga o instrutor usa diferentes ferramentas e focos para orientar a sua energia mental. A localização da consciência pode ser direcionada para a respiração, ou alguma parte do corpo específica. Podem se também usar algum dos 5 sentidos para aguçar a concentração. O foco pode estar em um som externo ou interno, como por exemplo um mantra mentalizado.
O olhar também serve como ferramenta, seja para manter os olhos abertos fixos em um ponto específico ou fechados para reduzir um dos sentidos.
Treinar a mente não é simples, requer constância. É possível que as primeiras vezes o aluno não consiga ou não entenda direito o que é para fazer, qual que é o exercício exatamente.
Mas é assim mesmo, em geral os exercícios guiados são simples. Mas a mente não quer simples… quer pular, ela quer estímulos. Então parece que na hora que o praticante tenta se acalmar, a sua mente se agita mais, fica mais rebelde. Grita: me dá estímulos, não me deixa aqui com um foco só!
E se o praticante se esforça e controla a concentração, se focando cada vez mais… então a sua mente faz com que uma coceira apareça, ou uma dorcinha, ou bate fome, etc.
As primeiras praticas nem sempre são prazerosas. Parece que a cabeça tem dentro uma boate com música forte e muita gente dançando e gritando.
E por fora a pessoa parece tão tranquila…
Não estou dizendo que seja sempre assim, para alguns praticantes acalmar a mente se focando numa coisa só (ou estando presente no momento) é natural.
Só estou informando que pode ser um desafio, e te pedindo para persistir e continuar praticando.
Para algumas pessoas pode ser mais difícil treinar a mente do que o corpo. Ninguém espera uma grande mudança no corpo na primeira vez que se treina (seja a disciplina que for), e a mesma coisa acontece com a mente. São pequenos passos, pequenas conquistas.