Como potencializar a sua prática de yoga?

Como tornar mais eficiente a sua prática de yoga?

Vamos ver algumas ferramentas que lhe ajudarão tornar a sua prática de ásanas mais potente e eficiente, ou seja trazendo mais concentração e consciência no que se está fazendo. Estar mais presente em você mesmo.
Vamos lembrar que o ásana deve ter localização da consciência e respiração acorde, deve ser uma posição estável e confortável. Se não fizer assim pois simplesmente estará numa posição corporal porém não estará técnicamente em ásana.

Gostaria esclarecer que a prática de yoga não é só asana como vocês já sabem (especialmente quem já praticou comigo) mais nesta matéria vou me focar nesse ponto: como tornar uma postura corporal em ásana.

Como disse anteriormente, deve ter localização da consciencia. Onde?

Bom, aqui é o instrutor quem deve lhe guiar onde localizar a consciencia. Mas vamos deixar algumas regras para você praticar com autosuficiencia.
A regra básica é levar a consciencia na região do corpo que estiver sendo mais exigida.


Nas posições de equilíbrio a localização da consciência estará nas bases de apoio. Em geral essa base será o pé, mas tal vez seja o joelho, a mão, etc.
O olhar estará fixo em um ponto (da linea das sobrancelhas para abaixo, nunca para cima), sem mexer os olhos (técnica chamada de dristhi).


Nas posições de anteflexão a consciencia localizada na parte posterior de perna,levando descontração a cada exalação. Mas se a região do corpo que estiver sendo mais exigida for por exemplo a lombar, então é alí que deverá localizar a sua consciencia e levar a descontração.


Nas posições de extensão ou anteflexão a consciencia deve estar localizada nas costas e toda a coluna vertebral, cuidando de não ir além do seu conforto e limite.
Mantenha o olhar em direção ao ponto entre as sobrancelhas (brumadia drishti). Em cada inspiração traga força e energia para toda a musculatura das costas.
A respiração se direciona para onde a consciência está localizada, buscando levar para alí o prana (energia vital).
Nas posições de torção a consciência pode estar localizada na coluna vertebral, cuidando de não rotacionar além do seu limite. Ao inspirar busque tracionar a sua coluna e ao exalar busque rotacionar devagar, com carinho e cuidado.
O olhar (de olhos abertos ou fechados) pode estar para a lateral (na direção que você estiver girando).
Alternativamente pode levar a atenção para o manipura chakra ou plexo solar.
Nas inclinações laterais a consciência deve estar localizada na lateral do seu corpo, especialmente a região da cintura. Sinta como ela crece ao inspirar e diminui ao exhalar.
Lembre de manter atenção nas bases de apoio, especialmente se a posição não for deitada ou sentada.
Posições de força/musculares. Se for em pé, muscular de perna, a consciencia deve estar localizada nos pés a alinhamento das pernas, empujando sempre os pés e calcanhares para baixo, buscando de esta forma crecer para acima.
Se for muscular de braços, com apoio nas mão então… adivinhou! A consciência deverá estar localizada nas mão e alinhamento dos braços. Trazendo força e energia nos ombros e braços a cada inspiração.
Outra ferramenta para os ásanas musculares é a visualização de cor. Pode visualizar uma luz alaranjada ou dourada na região do corpo que estiver precisando mais força.
Nas posições que buscam flexibilidad a consciencia deverá estar localizada na articulação que estiver buscando soltar. Em cada exalação busque relaxar mais a articulação.
Pode aqui também usar mentalização de cor. Só que a cor usada para relaxar a articulação será a cor azul. Pode por exemplo visualizar uma luz azul no centro da articulação ao inspirar, que se expande e irradia ao exalar.

Tal vez nesse ponto já pareça tudo muito obvio, para onde direcionar a atenção. Mas durante a prática as vezes não é tão obvio assim. Durante a prática aparecem pensamentos ou desconfortos que atrapalham, ou a mente começa “viajar”. Essas técnicas que estou mencionando lhe ajudarão manter a concentração e ficar mais confortável dentro de cada permanência de ásana. Com a consciencia focada poderá fazer de cada ásana uma meditação.

Falei no começo que o ásana também deve ter uma respiração acorde. Como será essa repiração?
Fiz uma matéria sobre o assunto que pode ver com exemplos aqui.
Mas a modo de resumo:
Sempre que precisar de força foque na inspiração (trazendo fora) e faça uma retenção com ar (direcionando a força onde estiver precisando). A inspiração deve ser profunda e a exalação mais curta.
Sempre que precisar de alongamento ou flexibilidade foque nas exalações. Busque soltar o ar pelo dobro do tempo da inspiração ou pelo menos por um tempo maior.
Quando precisar de equilibro inspire e exale pelo mesmo tempo, mantendo a respiração suave (não muito profunda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp