Lidando com Emociones Negativas

yoga em buzios

Muita gente acha que as pessoas que praticam yoga são super “zen” e nunca ficam chateadas, tristes ou com ira. Como se fossem seres de pedra sem emoções ou seres de pura luz onde não entra escuridão.

A verdade é que os praticantes de yoga tem sentimentos e emoções como qualquer outra pessoa, só que conseguem lidar com eles. Reconhecer a emoção e deixar ela passar.

Mas não é apertar um botão e a emoção ruim some… São anos de prática.

Dentre da prática do yoga, há diferentes ferramentas que auxiliam à pessoa digerir as emoções ruins, e voltar no centro. Aquele centro onde há calma.

Deve ter já escutado a expressão: a mente é como a superfície de um lago, se há movimento na superfície, não tem como ver o fundo. Mas quando a agua está calma, pode se enxergar com clareza.

Quem já pratica yoga, conhece essa clareza… durante a prática as oscilações da mente vão se acalmando e fica cada vez mas calma.

Durante uma aula de yoga, ou só uma meditação você consegue chegar lá. Mas quando a mente está agitada demais, quando a emoção negativa é muito forte ou há muita ansiedade, costuma ser mais difícil.

E tem algumas técnicas que podem te ajudar melhor que outras. Por exemplo, ao invés de escolher uma meditação de concentração na respiração ou uma imagem, dê prioridade à repetição de mantra ou meditação guiada. Pode experimentar algumas meditações curtas (4/5 minutos somente) aqui comigo.
Na hora dos pranayamas não faça bhastrika ou nenhuma respiração acelerada, opte por respiração profunda. 

Pratique comigo a respiração completa e profunda nesse vídeo

Coloque em prática exercícios extroversores, como Sopro Ha ou Simhásana, que permitam largar para fora aquilo que não quiser mais para você.

A melhor dica é: aproveite as ferramentas do yoga no seu dia a dia. Sempre que puder faça uma prática completa… e os dias que não puder, aproveite alguma das técnicas que fui deixando aqui (e outros posts), que não levam mais de 5 minutos e tem efeitos muito benéficos. Busque dentro de si disposição para se dedicar 5 minutos para seu bem-estar.

Namastê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp