O que é Pranayama

yoga em buzios

O que é Pranayama

Pránáyáma significa literalmente controle e expansão do prana (energia vital).

Uma das principais técnicas do yoga, já citada no vedas (textos antigos de milhares de anos) e nos Yoga Sutras de Patnajali.

Usa como ferramenta principalmente a respiração. Mas também usa outras como mudrás (gestos energéticos e reflexológicos feitos com as mãos), manaskriya (visualização), ásana, matra (ritmo), bandhas (compressão de chakras e glándulas), etc.

Os efeitos dos pránáyámas podem se facilmente perceber no pránámayakosha (corpo energético), manomayakosha (corpo mental), annamayakosha (corpo físico).

As diferentes técnicas de pránáyáma podem usar-se tanto para energizar nos momentos de sono ou fraqueza como para acalmar e trazer harmonia em momentos de stress ou ansiedade.

As 4 fases da respiração são:
Púraka – inspiração
Kúmbhaka ou antar kúmbhaka – retenção com ar nos pulmões
Rechaka – exalação
Shúnyaka ou bahya kúmbhaka – retenção sem ar nos pulmões
Para energizar é recomendado ampliar o tempo de inspiração e retenção com ar. Para acalmar aprofundar a exalação. Para buscar equilibrio no corpo ou mente, a respiração deve ser uniforme, a inspiração e exalação devem levar o mesmo tempo de execução.
Esses “tempos” são chamados de matra (ritmo)
O matra 1-4-2-0 indica que a retenção com pulmões cheios deve ter uma duração de 4 vezes a inspiração, a exalação deve ter o dobro de duração que a inspiração, e não precisa retenção vazia.
Matra 1-1 indica que a inspiração e exalação tem a mesma duração e não ha retenções.

Durante o pranayama não só ha controle do alento, também ha intenção e direcionamento do prana e energia mental. O prana pode ser direcionado para um chakra (centros de energia do corpo energético) ou uma região do corpo determinada. A energia segue a nossa intenção.

Mas o pránáyáma também te conecta com a sua própria natureza, o si mesmo… e com o universo ou unidade.
Durante a inspiração trazemos para dentro (nosso interior) o mundo exterior.

Agora que já sabe a teoria chegou a hora de praticar!
Fiz para você um vídeo bem simples para que possa aprender a respirar de forma correta, consciente, profunda, nasal, uniforme, vivenciando as 4 fases da respiração. Vamos começar deitados, então fique a vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp