“Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Esta firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vêm e vai” (Katha Upanishad)
“Yoga Chitta Vritti Nirodha” = “Yoga é a contenção das oscilações mentais” (Yoga Sutras de Patañjali – Raja Yoga)
Veja aqui algumas das técnicas:
PRĀṆĀYĀMA
“Pranayama consta de três movimentos: inspiração, exalação e retenção prolongadas e suaves, todos eles regulados com precisão segundo duração e lugar.”
“Pranayama afasta o véu que cobre a luz do conhecimento e anuncia o principio da sabedoria.” Patanjali.
Saiba mais sobre pránáyáma
MUDRĀS
Os mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico, especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático
Saiba mais sobre sobre mudras aqui.
ASANAS
A ideia original de ásana se refere a uma posição sentada por longos períodos para meditar.
Nos Yoga Sutras, Patañjali descreve asana como o terceiro dos 8 ramos do Raja Yoga Clássico. O asana é um meio para se conseguir meditar em paz, e não um fim em si mesmo.
Saiba mais sobre ásana aqui.
YAMAS & NIYAMAS
Yamas e Niyamas são preceitos éticos e morais do Yoga. Enquanto os Yamas estão relacionados com a conduta social e a interação com os demais, os Niyamas referem-se à conduta pessoal e à atitude interior.
Leia mais aqui
DRISHTI & TRATAKA
Drishti deriva da palavra drish, que significa literalmente olhar. Os drishtis são técnicas de fixação ocular. Os mais importantes são naságra, a fixação na ponta do nariz; bhrúmadhya, concentração no intercílio; e bhúcharí drishti, fixação ocular no vazio.
Trataka é a concentração do olhar ( interna ou externa) num só objeto (seja de olhos abertos ou fechados – visualização)
BANDHAS
“Contrair o abdómen tanto para cima como para debaixo do umbigo.Empurrá-lo para trás, de maneira que os órgãos abdominais sejam comprimidos contra a coluna vertebral. Quem praticar este selo continuamente vencerá a morte.Graças a esta técnica, o ‘grande pássaro’ (hamsa), a força vital (prána), é forçada insistentemente a ‘voar para cima’ (uddína), ou seja, a ascender pelo canal central (sushumna-nádi).” Gheranda Samhita
MANTRAS
A palavra mantra significa instrumento para o pensamento. Mantra é uma fórmula sonora que tem um significado, uma vibração.
Por um lado, constituem uma preparação para purificar os pensamentos e por outro, são práticas de contemplação que têm o objetivo de relembrar o ensinamento.